Diminuição da actividade, por incapacidade ou falta de força para executar uma acção, apesar do desejo de o fazer, sendo os doentes descritos como inertes, com falta de iniciativa.
saber maisInquietação motora, excitação muscular permanente, mais frequente das pernas; o doente não consegue estar quieto; é geralmente um efeito secundário da medicação antipsicótica.
saber maisNeurotransmissor, mediador químico do influxo nervoso com as células musculares. Provoca também dilatação das artérias e diminuição do ritmo cardíaco.
saber maisdiminuição marcada dos movimentos acessórios (como o balançar dos braços na marcha), bem como dos movimentos automáticos normais (como o pestanejar). Não há paralisia muscular.
saber maisperda da ligação normal e lógica entre os assuntos da conversa.
saber maissituação em que o doente não se consegue manter quieto e calmo, fixar ou focar a atenção, manter a concentração, e evidencia uma tensão elevada. Excitação global
saber maiscomportamento ou atitude do doente que demonstra raiva, hostilidade, com potencial para a destruição física ou verbal de pessoas ou objectos.
saber maisExcesso de carga horária é nova forma de escravatura, afirma Pedro Afonso, médico psiquiatra. As chefias trabalham cada vez mais e a carga horária semanal vai além das 48 horas: os problemas estendem-se às famílias e a cultura empresarial precisa de mudar.
Saber maisNa nossa sociedade, as perturbações do sono têm vindo a aumentar. O estilo de vida atual tem conduzido a uma diminuição progressiva no período de sono.
Saber mais