A psicose maníaco-depressiva que viria a dar lugar à denominação de «perturbação bipolar» (tendo perdido peso a utilização da palavra «psicose»), já que muitos dos que sofriam da doença nunca chegavam a apresentar sintomas psicóticos, corresponde a uma perturbação afectiva. A perturbação bipolar tem uma prevalência menor do que a depressão, atingindo cerca de 1% […]
saber maisA esquizofrenia é uma das doenças mentais mais graves, e mais importantes devido ao elevado número de pessoas afectadas, encontrando-se identificada, praticamente em todo o mundo, atingindo todas as classes sociais e raças. A prevalência ronda os 4,5 por cada 1.000 habitantes e o risco de desenvolver a doença ao longo da vida é cerca […]
saber maisNa nossa sociedade, as perturbações do sono têm vindo a aumentar. O estilo de vida atual tem conduzido a uma diminuição progressiva no período de sono.
saber maisAs perturbações depressivas e ansiosas são doenças com uma maior prevalência nos países mais desenvolvidos, em comparação com os chamados «países do Terceiro Mundo».
saber maisExcesso de carga horária é nova forma de escravatura, afirma Pedro Afonso, médico psiquiatra. As chefias trabalham cada vez mais e a carga horária semanal vai além das 48 horas: os problemas estendem-se às famílias e a cultura empresarial precisa de mudar.
Saber maisNa nossa sociedade, as perturbações do sono têm vindo a aumentar. O estilo de vida atual tem conduzido a uma diminuição progressiva no período de sono.
Saber mais