O Dicionário de Psicopatologia vem dar resposta ao interesse crescente em clarificar o que vivemos quando estamos em sofrimento. Pretende permitir, a cada um de nós, saber identificar melhor os seus sentimentos e exprimir-se em situações de sofrimento ou doença. Vai assim ao encontro da curiosidade de todos os que investem em caminhos de autorreflexão ou que vivem experiências novas, difíceis de pôr em palavras, e/ou perturbadoras.
Pelo seu rigor científico, serve também a especialistas (particularmente psiquiatras e internos de Psiquiatria) que pretendam nomear corretamente fenómenos que decorrem na doença mental. A importância deste dicionário, para a prática e investigação das ciências médicas, humanas e sociais, é enorme em dimensões epistémica, fenomenológica, ética e sociopolítica.
Um instrumento valioso quer para os alunos e profissionais de saúde, quer para o público em geral.
Excesso de carga horária é nova forma de escravatura, afirma Pedro Afonso, médico psiquiatra. As chefias trabalham cada vez mais e a carga horária semanal vai além das 48 horas: os problemas estendem-se às famílias e a cultura empresarial precisa de mudar.
Saber maisNa nossa sociedade, as perturbações do sono têm vindo a aumentar. O estilo de vida atual tem conduzido a uma diminuição progressiva no período de sono.
Saber mais