Pedro Afonso licenciou-se em medicina em 1993 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Em 2001, especializou-se em psiquiatria, tendo realizado o seu internato complementar no Hospital Júlio de Matos. Obteve o grau de assistente graduado em psiquiatria em 2015. Exerce actualmente actividade clínica em consultório privado e no Hospital da CUF em Santarém.
Mestre em Ciências do Sono pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2009). Concluiu, em 2011, o Doutoramento em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Foi professor convidado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, tendo sido o coordenador da Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (2012-2017).
Professor Auxiliar convidado de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Lisboa (2011-2022), colabora ainda, como professor convidado, na AESE – escola de direção e negócios, no programa Executive MBA.
Ao nível científico publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais peer review, bem como diversos livros científicos e de ficção.
Excesso de carga horária é nova forma de escravatura, afirma Pedro Afonso, médico psiquiatra. As chefias trabalham cada vez mais e a carga horária semanal vai além das 48 horas: os problemas estendem-se às famílias e a cultura empresarial precisa de mudar.
Saber maisNa nossa sociedade, as perturbações do sono têm vindo a aumentar. O estilo de vida atual tem conduzido a uma diminuição progressiva no período de sono.
Saber mais