«A ética médica é um tema de enorme importância não apenas para os médicos, mas também para os doentes, os seus familiares e toda a sociedade. Numa altura em que a medicina apresenta enormes avanços em várias áreas, levantam-se novas questões e novos dilemas éticos. Este livro contou com a participação de várias individualidades, e foi elaborado com fins formativos e de reflexão. Muitos dos capítulos que dele fazem parte abordam temas complexos e que suscitam controvérsia. Procurámos que os conteúdos fossem abrangentes e de leitura fácil, embora sem perder o rigor científico. Por conseguinte, não pretendemos elaborar propriamente um manual de ética médica, mas antes um livro de leitura acessível, sem desvalorizar a profundidade da reflexão a que estes importantes temas obrigam.
Esperamos que ele possa contribuir para um diálogo construtivo entre médicos, doentes, a sociedade e os decisores políticos.»
Pedro Afonso e Miguel Cabral, no «Prefácio»
Excesso de carga horária é nova forma de escravatura, afirma Pedro Afonso, médico psiquiatra. As chefias trabalham cada vez mais e a carga horária semanal vai além das 48 horas: os problemas estendem-se às famílias e a cultura empresarial precisa de mudar.
Saber maisNa nossa sociedade, as perturbações do sono têm vindo a aumentar. O estilo de vida atual tem conduzido a uma diminuição progressiva no período de sono.
Saber mais