Risco de demência associado ao uso de alguns fármacos para reduzir a acidez gástrica

6 Flares 6 Flares ×

Um estudo recente publicado na revista European Arquives of Psychiatry and Clinical Neurociences revelou que a utilização de alguns fármacos utilizados para reduzir a acidez gástrica, que por sua vez são muito prescritos na população mais idosa (inibidores da bomba de protões, por exemplo: omeprazole, lansoprazole, etc.), estão associados a um maior risco de demência.

O mecanismo etiopatogénico pode estar associado ao fato de estes medicamentos reduzirem a aborção de Vitamina B12 e contribuirem deste modo para o declínio cognitivo destes doentes. Além disso, podem também afetar enzimas cerebrais como a b e c secretases que, por sua vez, podem conduzir a um aumento da proteína beta amilóide no SNC.

Mais informações aqui: clicar

 

6 Flares Twitter 0 Facebook 6 Google+ 0 Email -- LinkedIn 0 6 Flares ×
  • Notícias

    Pandemia Covid-19

    Informamos que, atendendo às circunstâncias excecionais originadas pela pandemia Covid-19, estamos a oferecer a possibilidade de se marcar consultas por videochamada, facilitando deste modo o acompanhamento clínico dos nossos pacientes.

    Saber mais
  • Opinião

    O Impacto do excesso de trabalho na saúde mental e na vida familiar

    Excesso de carga horária é nova forma de escravatura, afirma Pedro Afonso, médico psiquiatra. As chefias trabalham cada vez mais e a carga horária semanal vai além das 48 horas: os problemas estendem-se às famílias e a cultura empresarial precisa de mudar.

    Saber mais
  • Temas Clínicos

    Insónia

    Na nossa sociedade, as perturbações do sono têm vindo a aumentar. O estilo de vida atual tem conduzido a uma diminuição progressiva no período de sono.

    Saber mais